A Madeireira Cassias Ltda foi constituída em 16 de janeiro de 1958, tendo como fundador o Sr. José Cássias Pereira, juntamente com seus dez filhos, que até então atuavam no ramo da madeira, na localidade de Rio da Areia do Meio, no município de Mafra (SC). Sua sede foi instalada na rua Mathias Piechnick e rua Basílio Celestino de Oliveira no centro de Mafra, executando a comercialização e o beneficiamento das madeiras extraídas e desdobradas pelas serrarias que permaneceram no interior. Já naquela época havia preocupação em reflorestar árvores de pinus e pinheiro araucária garantindo assim a responsabilidade social e também a sobrevivência da empresa.
            Deram continuidade no empreendimento os filhos, José Ernestino Cassias Pereira, Adolar Cassias Pereira e Ildefonso Cassias Pereira. Em 1969, contando com apenas dois sócios José Ernestino e Adolar foram implantadas as serrarias no parque industrial do município, situada a marginal da rodovia BR 116, km 6, no bairro Faxinal, em Mafra (SC)
            No ano de 1973 criou-se a Transportadora Cassias Ltda, integrando o grupo empresarial, facilitando assim o transporte dos seus produtos.
            Em 20 de maio de 1980, houve a cisão da empresa, com redistribuição de cotas entre José Ernestino e seus filhos: José Eloi, Regina, Helio, Eraldo, Salete, Rosângela e Elimar.
            Em decorrência do falecimento do sócio José Ernestino Cassias Pereira em 17 de julho de 1991, as cotas do capital foram redistribuídas entre seus 07 filhos. Para atendimento das necessidades da implantação e crescimento, em 1993 foi unificada a parte administrativa e fabril no parque industrial, as margens da BR 116.
            Atualmente a empresa é administrada por José Eloi Cassias Pereira, Hélio Cassias Pereira e José Tadeo Valério. Oferece para o município de Mafra 142 empregos diretos, além dos indiretos, favorecendo a empregabilidade dos colaboradores disponíveis para as atividades da área.
            Atua com duas serrarias, beneficiamento de madeira e produção de painéis de pinus, atendendo o mercado interno e exportando seus produtos para os Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Espanha e Inglaterra, contribuindo decisivamente para a economia local e o desenvolvimento do setor madeireiro no Planalto Norte Catarinense e do Brasil.